Desde segunda feira que venho a experimentar várias formas de utilizar o figo da índia.
Pesquisei na Internet e encontrei várias receitas entre as quais uma calda/xarope, cupcakes com cobertura de figo de piteira, um granizado e geleia de figo da índia.
Para além do facto de que não tenho quase nenhuma experiência na pastelaria, ainda fui confrontada com receitas que têm as quantidades em unidades americanas do tipo cup, stick, tsp, etc..
Dada a minha falta de jeito, o resultado não é brilhante, mas acho que não me envergonha.
Adaptei também a receita de mousse de manga para obter uma mousse de figo da índia. Neste caso, a minha maior dificuldade foi conseguir uma consistência adequada ao conceito de mousse. Provavelmente alguém com mais experiência nas artes da doçaria teria de imediato encontrado uma solução, mas a mim custou-me várias tentativas frustrantes. Finalmente, acho que consegui um doce que não tem de se comer com uma palhinha.
Aqui estão os resultados. Da esquerda para a direita: Calda/xarope, polpa pasteurizada, sementes, granizado, geleia, polpa fresca, cupcake, mousse. Ao centro os figos que usei.
Figos da índia, figos de piteira ou tabaibos são alguns dos nomes que se dá a este fruto em Portugal. Apesar de ter vários nomes, poucos o conhecem, queremos relançar a ideia de que comer figos de piteira ou figos da índia é bom, não só porque tem um gosto requintado como também porque é saudável. Sobremesa da Vida é um nome resultante de um acaso mas que vem mesmo a calhar.
sábado, 3 de setembro de 2011
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Cupcake de limão com cobertura de figo da índia
Estive a pesquisar receitas com figo da índia e encontrei esta. A execução não correu lá muito bem porque a electricidade estava sempre a ir abaixo com a trovoada que hoje, desde a tarde, por aqui tem estado. De qualquer maneira, eis o resultado:
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Aromas e Sabores com Figo-da-Índia
http://www.youtube.com/watch?v=1iS7nW7t-p0
No próximo dia 4 de Setembro vai acontecer o 1º Concurso Aromas e Sabores com Figo-da-Índia em Martim Longo.
No próximo dia 4 de Setembro vai acontecer o 1º Concurso Aromas e Sabores com Figo-da-Índia em Martim Longo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

